Domingo, 23 de Abril de 2017 - 00:00

No Barradão, Vitória encara o Conquista por vaga na final do Campeonato Baiano

por Glauber Guerra

No Barradão, Vitória encara o Conquista por vaga na final do Campeonato Baiano
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Invicto no Campeonato Baiano, o Vitória tem uma decisão neste domingo (23), às 16h, no Barradão. O time Rubro-negro vai encarar o Conquista por uma vaga na final do certame estadual.

O primeiro confronto terminou empatado em 1 a 1. Como fez melhor campanha na primeira fase, o Rubro-negro tem a vantagem de jogar pela igualdade para se classificar. O zagueiro Kanu quer o triunfo e espera que o time tenha uma boa exibição.

“A gente precisa fazer um grande jogo diante do nosso torcedor. Vamos procurar manter o foco durante os noventa minutos para vencermos e garantirmos nossa vaga na final do Campeonato Baiano. Esse é o objetivo de todos aqui”, comentou.

Para a partida, o técnico Argel Fucks não poderá contar com o volante Willian Farias, vetado pelo departamento médico por conta de um desconforto muscular. Porém, o comandante Rubro-negro ganhou o retorno de Dátolo, recuperado de lesão.  O argentino ficará como opção no banco de reservas.

O zagueiro Sílvio, do Vitória da Conquista, garante que sua equipe não irá se intimidar diante do Leão. No entanto, ele prega cautela. 

“Vamos buscar o jogo. Jogar da mesma maneira que jogamos a primeira partida. Será a partida mais importante para nós no ano, pois no segundo semestre não iremos disputar nada. No primeiro jogo deixamos escapar o resultado positivo nos segundos finais e agora temos que buscar a vitória no Barradão. Nossa postura vai  ser de ir para cima, mas claro que não podemos nos atirar de qualquer maneira. Vai ser com estratégia, marcar forte, não dar espaço e sair para atacar”, declarou.

FICHA TÉCNICA
Vitória x Conquista
Campeonato Baiano –Semifinal (2º jogo)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 23/04/2017
Horário: 16h
Árbitro: Johnn Herbert Alves Bispo (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha (Fifa/BA) e Adailton José Jesus da Silva (BA)

Vitória: Fernando Miguel, Patric, Kanu, Fred e Geferson; Uillian Correia, Bruno Ramires, Euller e Cleiton Xavier; David e André Lima. Técnico: Argel Fucks.

Vitória da Conquista:  Rodolfo; Fieta, Lúcio, Silvio e Willian Santos; Maicon, Edimar, Diego Aragão e Dinda; Tatu e Todinho. Técnico: Guilhermino Lima.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 18:53

Zé Rafael justifica 'jogo morno' do Bahia: 'Precisamos de todo mundo bem'

por Ulisses Gama

Zé Rafael justifica 'jogo morno' do Bahia: 'Precisamos de todo mundo bem'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Em ritmo lento, o Bahia conseguiu vencer o Fluminense de Feira por 1 a 0 na tarde deste sábado (22), na Arena Fonte Nova, pela segunda partida das semifinais do Campeonato Baiano. Titular da equipe no jogo, o meia Zé Rafael justificou a partida segura do Esquadrão.
 
"A nossa equipe entrou com o resultado, administrou bastante, saiu na frente... Acho que tudo isso fez com que a nossa equipe não arriscasse tanto, até porque temos uma sequência de jogos difíceis e precisamos de todo mundo bem", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
O Esquadrão volta a jogar na próxima quinta-feira (27), contra o Vitória, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Baiano. Para Zé, a partida tem clima de revanche, já que o primeiro clássico do ano foi vencido pelo rubro-negro.
 
"Com certeza [partida tem clima de revanche]. Clássico nunca é bom perder, e pelo histórico o nosso time não tem vencido ultimamente. Vamos encarar como o jogo das nossas vidas", indicou.
 
De olho no Ba-Vi, o Esquadrão volta a treinar na próxima segunda-feira (24), no Fazendão.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 18:46

Veja o gol de Bahia 1 X 0 Fluminense

Sábado, 22 de Abril de 2017 - 18:45

'Queria poder vencer de forma melhor', diz Guto após jogo contra o Flu de Feira

por Ulisses Gama

'Queria poder vencer de forma melhor', diz Guto após jogo contra o Flu de Feira
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O técnico Guto Ferreira, do Bahia, analisou o triunfo de 1 a 0 sobre o Fluminense de Feira neste sábado (22), pela segunda partida das semifinais do Campeonato Baiano. Mesmo com a larga vantagem que o Esquadrão possuia, o comandante revelou que gostaria de ter vencido por uma margem de gols maior na Arena Fonte Nova.
 
"Eu queria vencer. Queria poder vencer de forma melhor. Mas a equipe do Flu é muito briosa, que, mesmo tendo quatro adverso, continua correndo, tentando intimidar de alguma maneira, não dando sossego. Muitas vezes, o jogador, entre entrar numa jogada que vai correr risco com placar feito, ele administra. Houve muito isso aí. Mas passou. Se o Bahia precisasse do resultado, a postura seria diferente", declarou.
 
A única vez que a rede balançou foi graças ao atacante Hernane, que chegou ao seu segundo jogo seguido com gols. Guto destacou a importância da sequência positiva para o camisa 9.
 
"Importante. Porque é um jogador decisivo. Que gosta do desafio. Ele ter marcado na reta final é muito importante", indicou.
 
O Bahia volta a jogar na próxima quinta-feira (27), contra o Vitória, no Barradão, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Nordeste.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 17:59

Após mais um jogo sem ser vazado, Jean celebra: 'Importante para a equipe'

por Ulisses Gama

Após mais um jogo sem ser vazado, Jean celebra: 'Importante para a equipe'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O goleiro Jean, que sofreu apenas dois gols em onze partidas disputas em 2017, não teve a sua meta violada diante do Flu de Feira na tarde deste sábado (22), pela segunda partida das semifinais do Campeonato Baiano.
 
Após a partida, o arqueiro do Esquadrão comemorou o momento e mirou a continuidade diante do vitória, na próxima quinta-feira (27), pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Nordeste.
 
"É um jogo de cada vez. importante para a equipe não sofrer gols. A equipe do Vitória é excelente, mas espero que continue assim [sem sofrer gols]", declarou, em entrevista à Rádio Metrópole.
 
O jogador também analisou o triunfo de 1 a 0 sobre a equipe do interior.
 
"A gente procurou administrar o jogo e sofremos um pouco no contra-ataque, mas não podíamos nos arriscar", indicou.
 
Nesta semana, o goleiro Jean renovou o seu vínculo contratual com o Bahia até o fim de 2019.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 17:56

Tiago destaca 'jogo seguro' contra o Flu de Feira e avisa: 'O Bahia vai forte'

por Ulisses Gama

Tiago destaca 'jogo seguro' contra o Flu de Feira e avisa: 'O Bahia vai forte'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O zagueiro Tiago deixou a Arena Fonte Nova satisfeito com o placar de 1 a 0 sobre o Fluminense de Feira na tarde deste sábado (22), pela segunda partida das semifinais do Campeonato Baiano. Na opinião do defensor, o time tricolor fez um "jogo seguro" e destacou uma equipe forte para a sequência.
 
"Fizemos um jogo seguro, tranquilo. O Bahia vai forte, sim [para as fases finais]. Temos decisões fundamentais para a continuidade do ano", declarou, em entrevista à Rádio Metrópole.
 
O Bahia volta a jogar na próxima quinta-feira (27), contra o Vitória, pela primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 17:49

Bahia volta a vencer o Flu de Feira e confirma passagem para a final do Baiano

por Ulisses Gama

Bahia volta a vencer o Flu de Feira e confirma passagem para a final do Baiano
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Bahia está garantido em mais uma final de Campeonato Baiano. Dentro da Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Fluminense de Feira por 1 a 0 na tarde deste sábado (22), na segunda partida das semifinais do estadual. O atacante Hernane marcou o gol tricolor.
 
O próximo desafio tricolor será contra o maior rival, o Vitória, na próxima quinta-feira (27), no Barradão, pela primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste. 

O JOGO
 
Com a vantagem de poder perder por até três gols de diferença, o Bahia entrou em campo com algumas modificações. No meio de campo, Zé Rafael substituiu Régis, suspenso. Na defesa, Tiago voltou de suspensão no lugar de Éder.
 
O Fluminense de Feira, que precisava de um grande resultado para voltar a uma final de Baianão, tentou propor o jogo nos primeiros minutos, mas acabou parando na intensa marcação do time da capital. Com isso, a opção do Touro era tentar em finalizações de longa distância. Em cobrança de falta aos dez minutos, Jorge Wagner arrematou ao lado da meta de Jean.
 
Aos 13 minutos, mais uma chegada intensa do Flu de Feira ao ataque. No lado direito da grande área, Edson cortou para o pé esquerdo e finalizou para defesa do goleiro Jean. Dois minutos depois, o Bahia assustou com Juninho, que cobrou falta com força a quase acertou a meta do goleiro Jair.
 
O Touro do Sertão, que já tinha uma situação difícil, viu as coisas piorarem aos 29 minutos, quando Edson cometeu uma falta dura e foi expulso. 
 
Hernane abre o placar a favor do Bahia
 
O Esquadrão soube aproveitar rápido a superioridade numérica na Arena Fonte Nova. Dois minutos após o cartão vermelho, Zé Rafael avançou pelo lado direito e tocou para Hernane, que girou com habilidade sobre o zagueiro e teve tranquilidade para bater de pé direito no canto do goleiro Jair. 
 
A equipe do técnico Guto Ferreira teve uma grande chance para ampliar aos 41 minutos, quando Edigar Junio recebeu um levantamento de Allione e, com liberdade, errou a finalização.


Segundo tempo
 
O segundo tempo da partida começou em ritmo lento, sem grandes chances ofensivas para os dois lados. O primeiro lance perigoso da etapa final só veio aparecer aos 20 minutos. De fora da área, Fernando chutou com força e o goleiro Jean rebateu para o lado.
 
O lance de perigo e a tranquilidade tricolor dentro de campo irritou parte da torcida, que vaiou o toque de bola da equipe. Aos 22 minutos, Gustavo, que entrou no lugar de Hernane, recuperou a bola no setor ofensivo, mas não conseguiu concluir a jogada. Na sequência, o atacante grandalhão trombou com um defensor, ficou com a bola na grande área, mas errou no momento da finalização.
 
Aos 28 minutos, o Esquadrão quase aumentou a vantagem. Após cruzamento de Allione, Feijão cabeceou e a bola raspou a trave defendida pelo goleiro Jair. Nove minutos depois, Maikon Leite recebeu passe de Eduardo e bateu sem força para fácil defesa do arqueiro do Touro.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Fluminense de Feira
Campeonato Baiano – Semifinal (2º jogo)
Data: 22/04/2017
Horário: 16h
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador 
Árbitro:  Ricarle Gustavo Gonçalves Batista
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José dos Santos Amador
Cartões amarelos: Renê Júnior (Bahia) /  Rogério, Alexandre, Jorge Wagner, Janeldo (Flu de Feira)
Cartões vermelhos: Edson (Flu de Feira)
Gols: Hernane (Bahia)

Bahia: Jean; Eduardo; Tiago, Lucas Fonseca e Armero; Renê Júnior (Feijão), Juninho e Zé Rafael; Allione (Maikon Leite), Edigar Junio e Hernane (Gustavo). Técnico: Guto Ferreira.
 
Fluminense de Feira: Jair; Edson, Igor, Eduardo e Jorge Wagner (Jarbas); Alexandre (Deca), Rogério, Guto e Janeldo; Fernando Sobral (Ebinho) e João Neto. Técnico: Arnaldo Lira
 
 
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 17:05

De olho na Série D, elenco do Jacobina se apresenta no dia 1º de maio

por Glauber Guerra

De olho na Série D, elenco do Jacobina se apresenta no dia 1º de maio
Time é comandado por Barbosa| Foto: Luiz Hermano / Ag. Haack/ Bahia Notícias
O início da preparação do Jacobina para a disputa da Série D já testá definido. O elenco do Jegue da Chapada vai se apresentar no dia 1º de maio, uma segunda-feira, no Estádio José Rocha.

“Vamos nos apresentar no dia 1º de maio. A ideia é que todos os jogadores que integrarão o elenco estejam presentes já na apresentação”, disse Quintino Barbosa, treinador da equipe, em entrevista ao Bahia Notícias.

O comandante do Jacobina projeta uma competição bastante disputada. “A  Série D é difícil. Vai ser bastante disputada, mas estamos confiantes em fazer um bom trabalho. Tem que ser um passo de cada vez. O primeiro é na fase de grupos. Vamos trabalhar forte para passar de fase”, comentou.

O Jacobina está no Grupo A9 da Série D, juntamente com o Sergipe, Murici-AL e América-RN. A estreia será contra os sergipanos, no dia 21 de maio, às 16h, no Estádio José Rocha.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 16:30

Rodolfo crê em grande jogo do Conquista diante do Vitória: 'Estamos focados'

por Glauber Guerra

 Rodolfo crê em grande jogo do Conquista diante do Vitória: 'Estamos focados'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Vencer ou vencer. É o que resta ao Conquista diante do Vitória, neste domingo (23), às 16h, no Barradão, para chegar à final do Campeonato Baiano. O goleiro Rodolfo, do Bode, demonstra confiança e garante que sua equipe vai pressionar os donos da casa.

“A expectativa é a melhor possível. Estamos focados e concentrados para essa decisão. Tivemos uma semana boa de preparação. Nosso time é bom tecnicamente e ofensivo. Não vamos mudar o nosso estilo e vamos pressionar”, disse o arqueiro, em entrevista ao Bahia Notícias.

No entanto, Rodolfo admite que o jogo será complicado.“Vamos enfrentar uma equipe de muita qualidade, que é de Série A. Mas eles passam por um momento de pressão e vão querer a vitória. Mas nós temos nossas qualidades também. Creio que a gente vai fazer um grande jogo e conseguir a vitória”, finalizou.

O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. Como o Rubro-negro fez melhor campanha na primeira fase, tem a vantagem de um novo empate para se classificar.

O Conquista deverá entrar em campo com a seguinte formação: Rodolfo; Fieta, Lúcio, Silvio e Willian Santos; Maicon, Edimar, Diego Aragão e Dinda; Tatu e Todinho. 
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 15:30

Série D: Diretoria da Juazeirense se reúne para definir planejamento

por Glauber Guerra

Série D: Diretoria da Juazeirense se reúne para definir planejamento
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A diretoria da Juazeirense se reuniu neste sábado (22), na sede da agremiação, em Juazeiro (BA), para definir o planejamento da Série D. Segundo Roberto Carlos, presidente do clube, no encontro ficou encaminhado várias situações como data de apresentação e orçamento salarial.

“A reunião foi bastante proveitosa. Iremos nos apresentar no dia 2 de maio, uma terça-feira. Vamos também conversar com alguns jogadores, já que a realidade da Série D não é a mesma do Campeonato Baiano. Então teremos que diminuir os salários. Até semana que vem definiremos quem vai ficar e os novos contratados”, disse o cartola, em entrevista ao Bahia Notícias.

Apesar da redução do orçamento, Roberto Carlos crê que terá um time competitivo. “Vamos montar uma equipe forte. Ano passado a gente fez uma boa campanha na Série D. O objetivo é brigar pelo acesso”, finalizou.

A Juazeirense integra o Grupo A7 da Série D ao lado do Coruripe-AL, Sousa-PB e Central-PB. A estreia será diante dos alagoanos, dia 21 de maio, um domingo, às 16h, no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 14:30

Euller se diz à vontade no meio: 'Quero estar em campo sempre'

por Glauber Guerra

Euller se diz à vontade no meio: 'Quero estar em campo sempre'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O lateral-esquerdo Euller, do Vitória, atuou como meio-de-campo no empate em 0 a 0 com o Paraná, na última quarta-feira (19), no Estádio Durival de Britto. O atleta começou nas categorias de base do arquirrival Bahia na posição, mas quando chegou na Toca do Leão migrou para a lateral. Confirmado na função para o confronto diante do Conquista, domingo (23), no Barradão, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano, o jogador se diz à vontade na função.

“A questão de posição, para mim, nunca foi problema. Quero estar em campo sempre. E jogar no meio é algo que já fiz muito em minha carreira. O mais importante é que quero ajudar e estar presente junto com o grupo, independente de titularidade ou não. Nosso elenco não existe vaidade. Todos querem o bem do Vitória”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.

Euller quer atenção redobrada do time no duelo diante do Conquista. "Vamos partir com tudo para vencer o Vitória da Conquista, que tem uma ótima equipe, e passar para a final do Baiano. Temos que focar tudo nesta decisão. Não podemos vacilar em casa. Sabemos da qualidade do adversário, mas temos que vencer para dar confiança para as próximas partidas que teremos na temporada”, finalizou.

O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. Como fez melhor campanha na primeira fase, o Leão joga pela igualdade para avançar no certame estadual.

O Vitória vai a campo com: Fernando Miguel, Patric, Kanu, Fred e Geferson; Uillian Correia, Bruno Ramires, Euller e Cleiton Xavier; David e André Lima.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 13:30

Fernando Miguel prega respeito ao Vitória da Conquista e evita falar do Ba-Vi

por Glauber Guerra

Fernando Miguel prega respeito ao Vitória da Conquista e evita falar do Ba-Vi
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória tem uma decisão neste domingo (23). A equipe vai pegar o Conquista, às 16h, no Barradão, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. Como fez melhor campanha na primeira fase da competição, o Rubro-negro tem a vantagem de um empate para poder avançar. O goleiro Fernando Miguel, do Leão, pregou respeito ao adversário, mas espera que sua equipe possa fazer uma exibição convincente e se classificar sem sustos.

“O primeiro cuidado que a gente precisa é ter a consciência da necessidade de fazer uma grande partida e que precisamos encaixar nossas jogadas e aquilo que vem sendo trabalhado no dia a dia pelo professor [Argel Fucks]. O Vitória da Conquista merece todo o respeito nosso. Temos nos dedicado, nos concentrado e estudado todas as equipes que temos enfrentado. E com o Conquista não será diferente. Eles têm jogadores de qualidades e rápidos na frente (...) Então a gente vai dar o respeito que a semifinal merece que o Vitória da Conquista merece também. E entrar ligado, fazendo o máximo e confiante que vamos chegar na final”, disse o arqueiro, em entrevista coletiva.

O camisa 1 do Vitória ainda evitou falar dos clássicos contra o Bahia. Na quinta-feira (27), o time Rubro-negro vai pegar o arquirrival no Barradão, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste. O duelo de volta acontecerá no próximo domingo (30), na Arena Fonte Nova.

“Vamos por partes... Vamos  falar somente da semifinal do Baiano. No momento certo, a gente vai falar sobre o Bahia, que não tenho dúvida que vai parar a cidade”, resumiu.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 12:30

Argel divulga time para duelo contra o Conquista; Dátolo ficará no banco

por Glauber Guerra

 Argel divulga time para duelo contra o Conquista; Dátolo ficará no banco
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
Logo após o término do treino do Vitória, realizado na manhã deste sábado (22), no Barradão, o técnico Argel Fucks divulgou a escalação para o confronto contra o Conquista, domingo (23), às 16h, no mesmo local, válido pelo duelo de volta da semifinal do Campeonato Baiano. Sem poder contar com Willian Farias, vetado pelo departamento médico por conta de um desconforto muscular, o comandante Rubro-negro escalou Uillian Correia na vaga. Já Euller segue no meio campo. O argentino Dátolo, recuperado de lesão muscular, ficará como opção no banco de reservas.

Desta forma, o Vitória vai a campo com: Fernando Miguel, Patric, Kanu, Fred e Geferson; Uillian Correia, Bruno Ramires, Euller e Cleiton Xavier; David e André Lima.

Em campo,  o técnico Argel Fucks orientou um trabalho tático e de bola parada. Posse de bola, cruzamentos ofensivos e defensivos, cobranças de pênaltis e faltas foram o foco das atividades.

O atacante Pineda não treinou. Ele sofreu um assalto à mão armada (saiba mais aqui) na madrugada deste sábado (22) e foi poupado das atividades. Ainda abalado, o chileno segue relacionado para o duelo, mas será avaliado minutos antes do jogo.

O primeiro confronto terminou empatado em 1 a 1. Como fez melhor campanha na primeira fase do Campeonato Baiano, o Leão tem a vantagem de jogar por um novo empate. 
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 11:45

Pineda não treina após assalto, mas segue relacionado para jogo contra o Conquista

por Glauber Guerra

Pineda não treina após assalto, mas segue relacionado para jogo contra o Conquista
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O atacante Pineda, do Vitória, ficou de fora do treino deste sábado (22).  O jogador sofreu um assalto à mão armada durante a madrugada (saiba mais aqui), na Estrada do Coco, em Camaçari, próximo a Arembepe. Os bandidos levaram pertences pessoais e o seu automóvel. O chileno estava acompanhado de sua esposa. Ainda traumatizado, o atleta foi liberado pelo técnico Argel Fucks. Porém, ele ainda consta na lista de relacionados para o duelo contra o Conquista, domingo (23), às 16h, no Barradão, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano.  No entanto, ele será avaliado minutos antes da partida para saber se terá condições de atuar. O crime é investigado pela 26ª Delegacia Territorial (DT), em Camaçari. 
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 11:00

Sampaoli elogia Ganso e diz que concorrência impedia escalação do brasileiro

por Estadão Conteúdo

Sampaoli elogia Ganso e diz que concorrência impedia escalação do brasileiro
Foto: Divulgação / La Liga
Após quase quatro meses sem jogar, Paulo Henrique Ganso voltou a entrar em campo com a camisa do Sevilla na última sexta-feira (22). E, além de ser titular, abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo e ainda marcou mais um na vitória sobre o Granada por 2 a 0. A grande atuação empolgou a torcida do time espanhol e rendeu elogios até por parte do técnico Jorge Sampaoli, que não vinha dando chances ao meia brasileiro.

"Ganso fez uma grande partida", reconheceu o treinador argentino. Sampaoli aproveitou a oportunidade para comentar sobre a ausência de Ganso em suas escalações nos últimos meses. E assumiu total responsabilidade pela falta de espaço ao meia. O treinador explicou que a forte concorrência no meio-campo reduziu as oportunidades do brasileiro.

"Se me perguntam por que eu vim para este clube, tem que perguntar para mim. E se quer perguntar por que alguém não jogou, tem que perguntar para mim. Na posição de Ganso, temos Vázquez, Iborra, Correa", enumerou o técnico. "Há muita concorrência e também há as decisões táticas. Como treinador, preciso avaliar outras características em campo. Por isso, digo que, se o talento de Ganso não estava sendo utilizado, é minha responsabilidade."

O brasileiro, que é grafado como "Pablo Enrique Ganso" no site oficial do Sevilla, foi contratado junto ao São Paulo no início da temporada europeia. Ganso teve inúmeras atuações fracas e foi perdendo espaço no elenco aos poucos. Foram apenas 12 jogos disputados - oito como titular - e um gol. Até esta sexta-feira, quando balançou a rede duas vezes e comandou a vitória do Sevilla.

Ganso não entrava em campo desde o dia 4 de janeiro, quando foi substituído durante a partida contra o Real Madrid, pela Copa do Rei.

Sábado, 22 de Abril de 2017 - 10:20

Atacante do Vitória é vítima de assalto à mão armada

por Glauber Guerra

Atacante do Vitória é vítima de assalto à mão armada
Pineda em ação pelo Vitória| Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O atacante Pineda, do Vitória, passou por um grande susto na madrugada deste sábado (22). O jogador sofreu um assalto à mão armada na Estrada do Coco, em Camaçari, próximo a Arembepe. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o atleta foi rendido por homens, que o obrigaram a entregar pertences pessoais e o seu carro. Ele estava acompanhado de sua esposa. Procurado pelo Bahia Notícias, a assessoria de imprensa do clube informou que o atleta “está traumatizado”, mas ainda não se sabe se ele participará da partida contra o Conquista, domingo (23), às 16h, no Barradão, pela semifinal do Campeonato Baiano. O chileno, natural de Santiago, desembarcou na Toca do Leão em janeiro deste ano. Seu contrato é válido até 8 de julho.

 Vaticano pode ir à Justiça contra patrocinadora do Palmeiras
Foto: Divulgação / Palmeiras
O Vaticano estuda acionar à Justiça contra a Crefisa, patrocinadora do Palmeiras. O motivo é o uso não autorizado da imagem do Papa Francisco em um anúncio publicitário da instituição financeira. O pontífice recebeu na semana retrasada uma camisa personalizada do clube Alviverde das mãos de um cartola. As fotos do evento foram utilizadas em uma propagada da Crefisa no jornal Estado de São Paulo. Em letras garrafais, a peça exibia a seguinte frase:  “Papa Francisco entrou para a Família Palmeiras e abençoou o manto. Avanti Palestra”. “Isto é um uso não autorizado da imagem do Papa. A Santa Sé poderia tomar uma atitude legal”, disse Greg Burke, porta-voz do Vaticano, em entrevista à ESPN. Burke ainda disse que a imagem é “claramente oposta à forma como o Papa pensa. O pontífice é um crítico dos grandes lucros de empresas. Por meio de sua assessoria o Palmeiras, avisou que não irá comentar o assunto. Já a Crefisa informou que não tem conhecimento da queixa do Vaticano e se recusou a falar sobre o tema.

Peça publicitária da Crefisa| Foto: Reprodução
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 08:30

Zagueiro do Conquista fala sobre decisão contra o Vitória: ‘Vamos buscar o jogo’

por Glauber Guerra

Zagueiro do Conquista fala sobre decisão contra o Vitória: ‘Vamos buscar o jogo’
Foto: Eliezer Oliveira
O Conquista encara o Vitória, neste domingo (23), às 16h, no Barradão, válido pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano. Para se classificar, o Bode precisa de um triunfo, já que o primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. O zagueiro Sílvio falou das expectativas para esse confronto.

“Vamos buscar o jogo. Jogar da mesma maneira que jogamos a primeira partida. Será a partida mais importante para nós no ano, pois no segundo semestre não iremos disputar nada. No primeiro jogo deixamos escapar o resultado positivo nos segundos finais e agora temos que buscar a vitória no Barradão”, disse o zagueiro, em entrevista ao Bahia Notícias.

O defensor garantiu que a equipe vai ter cautela para não dar espaços aos donos da casa.

“Nossa postura vai de ir para cima, mas claro que não podemos nos atirar de qualquer maneira. Vai ser com estratégia, marcar forte, não dar espaço e sair para atacar”, finalizou.
Sábado, 22 de Abril de 2017 - 08:00

Carille vê 'vantagem enorme' do Corinthians e nega retranca em clássico

por Estadão Conteúdo

Carille vê 'vantagem enorme' do Corinthians e nega retranca em clássico
Foto: Daniel Augusto/ Agência Corinthians
O técnico Fábio Carille admite que o Corinthians chega com uma larga vantagem para enfrentar o São Paulo, domingo, às 16h, no Itaquerão, mas garante que os 2 a 0 obtidos no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista não fará com que a equipe entre em campo acomodada.

"Pelo equilíbrio do jogo, o tamanho da vantagem é enorme. Fazer 2 a 0 na casa do adversário é um grande resultado, mas não dá para garantir a classificação. É, apenas, uma vantagem enorme. Vamos marcar lá em cima para mostrar que a gente quer jogo, sim", disse o treinador.

Com a vantagem obtida no primeiro jogo, o Corinthians pode até perder por 1 a 0 que se classifica para a decisão do Campeonato Paulista.

O treinador do Corinthians também apontou favoritismo da Ponte Preta diante do Palmeiras. "A Ponte também tem uma grande vantagem. É um time muito bem montado pelo Gilson Kleina, que joga no contra-ataque, com a velocidade do Pottker, Clayson e Lucca", analisou.

Um fator motivacional para o Corinthians no domingo será a presença em massa da torcida. Até a tarde de quinta-feira, quando foi divulgada a última parcial de ingressos, tinham sido vendidos 41 mil entradas antecipadamente, número que já faz com que o jogo deste domingo seja o de maior público da arena na temporada, superando os 36.111 pagantes do clássico com o Santos.

Sábado, 22 de Abril de 2017 - 06:00

Com vantagem, Bahia decide vaga na final do Baianão contra o Flu de Feira

por Ulisses Gama

Com vantagem, Bahia decide vaga na final do Baianão contra o Flu de Feira
Após cumprir suspensão, Tiago volta ao Bahia | Foto: Felipe Oliveira / ECB
Após seis dias, Bahia e Fluminense de Feira voltam a se encontrar neste sábado (22), às 16h, pelas semifinais do Campeonato Baiano. O primeiro encontro entre as equipes foi marcado por um largo triunfo do Esquadrão por 3 a 0. Para se garantir na final, o time da capital pode até perder por três gols de diferença. 
 
A situação confortável dentro do confronto, no entanto, não tem deslumbrado o Esquadrão. Ao menos foram essas as palavras transmitidas pelos atletas durante a semana e pelo técnico Guto Ferreira, que quer voltar a vencer o Touro do Sertão. 
 
"É decisão e a cada jogo temos que fazer o melhor, buscar sempre triunfar e fazer bons jogos. Não está tudo acertado. Não podemos vacilar, temos que jogar o nosso melhor e buscar o resultado", declarou. 
 
Para a partida, o Bahia terá o retorno do zagueiro Tiago, que cumpriu suspensão. Por outro lado, o meia Régis, expulso na partida realizada em Feira de Santana, está fora. 
 
O Fluminense de Feira, que vem em uma decrescente nas últimas três partidas, chega a Salvador com a missão de ganhar por quatro gols de diferença para voltar a decidir o estadual após 15 anos. 
 
“Vamos pra jogar para tentar vencer. Mas sabemos que é uma equipe difícil. Vencer o Bahia é complicado. Já eliminei o Bahia algumas vezes. Mas era outra situação. O Bahia estava na Série B e agora é Série A. É complicado. Praticamente impossível. Mas vamos tentar fazer um bom jogo e ganhar”, disse Arnaldo Lira, ao Bahia Notícias
 
FICHA TÉCNICA
Bahia x Fluminense de Feira
Campeonato Baiano – Semifinal (2º jogo)
Data: 22/04/2017
Horário: 16h
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador 
Árbitro:  Ricarle Gustavo Gonçalves Batista
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José dos Santos Amador
 
Fluminense de Feira: Jair; Edson, Igor, Eduardo e Jorge Wagner; Alexandre, Rogério, Guto e Janeldo; Fernando Sobral e João Neto. Técnico: Arnaldo Lira
 
Bahia: Jean; Eduardo; Tiago, Lucas Fonseca e Armero; Renê Júnior, Juninho e Zé Rafael; Allione, Edigar Junio e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.
Sexta, 21 de Abril de 2017 - 22:00

Barcelona recorre à CAS para contar com Neymar no clássico com o Real Madrid

por Estadão Conteúdo

Barcelona recorre à CAS para contar com Neymar no clássico com o Real Madrid
Foto: Reprodução / Twitter
O Barcelona ainda não desistiu de contar com Neymar no clássico com o Real Madrid, no domingo (23), pelo Campeonato Espanhol. Depois de ter seu recurso negado no Comitê de Apelação da Real Federação Espanhola de Futebol, o time catalão recorreu da decisão nesta sexta-feira (21) na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

O brasileiro foi punido ao ser expulso na partida contra o Málaga, no dia 8 deste mês. Além da suspensão automática, já cumprida na vitória sobre a Real Sociedad, no último sábado, Neymar pegou outras partidas de gancho. Assim, se a CAS não mudar a decisão, ele está fora do clássico.

"Uma vez que o Comitê de Apelação rejeitou o recurso do Barcelona sobre a punição de três partidas dada a Neymar, o clube recorrerá da decisão na Corte Arbitral do Esporte", comunicou o time catalão em seu site oficial.

Segundo lembrou o Barcelona, o atacante foi expulso ao receber dois cartões amarelos - o primeiro por não respeitar a distância na cobrança de uma falta e o segundo por derrubar o adversário em uma disputa de bola.

"Além disso, está na ata (da partida) que Neymar, após ser expulso e quando estava no túnel de vestiário, dirigiu-se com aplausos ao quarto árbitro." O clube, assim, alegaráà CAS que não há razão para uma punição de três jogos.

A insistência do Barcelona em contar com Neymar deve-se à importância da partida, afinal, o clássico no Santiago Bernabéu, em Madri, pode definir o campeonato. O Real, líder do Espanhol, tem 75 pontos e um jogo a menos, contra 72 do Barcelona. Assim, se o time catalão vencer, poderá seguir sonhando com o título.

Ibrahimovic deve perder restante da temporada do Manchester United, diz site
Foto: Reprodução / Twitter
O astro sueco Zlatan Ibrahimovic, que se machucou na última quinta-feira (21), na vitória do Manchester United sobre o Anderlecht por 2 a 1, poderá não jogar mais pelo clube inglês. De acordo com o site Sky Sports, a lesão no joelho direito do atleta é grave, e como não renovou o seu contrato, talvez ele não atue mais na equipe comandada por José Mourinho.
 
Ainda de acordo com a publicação, fontes do clube dão como certa a ausência do jogador na reta final da temporada. Com isso, ele perderia sete partidas. 
 
Após quatro temporada no Paris Saint-Germain, Ibrahimovic assinou com o Manchester por apenas um ano e não revelou se o seu vínculo contratual será prolongado.
Sexta, 21 de Abril de 2017 - 19:45

Blatter revela encontro com membros da Justiça dos EUA e nega ser investigado

por Estadão Conteúdo

Blatter revela encontro com membros da Justiça dos EUA e nega ser investigado
Foto: Reprodução / Twitter
Joseph Blatter se encontrou com membros do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, mas declarou que não é um suspeito na investigação sobre corrupção na Fifa. "Eu nunca fui um suspeito e estive sob investigação pela Justiça americana. Nunca", afirmou, nesta sexta-feira (21), o ex-presidente da Fifa.

"Fui investigado por dois ou três assuntos, mas não há crimes. Assim, o único caso que tenho pendente é o caso da Suíça", acrescentou Blatter, ao oferecer alguns detalhes sobre as investigações dos EUA e da Suíça que sacudiram a Fifa há quase dois anos, e que provocaram sua saída do cargo.

Blatter se reuniu com jornalistas duas semanas após a Fifa culpar a sua administração, e seus escândalos de corrupção, pelo prejuízo de US$ 369 milhões registrados no balanço de 2016 da entidade.

Em uma defesa apaixonada de seu mandato de 18 anos, Blatter deu a entender que a Fifa "prometeu dinheiro demais para as federações", e argumentou que contratos com grandes patrocinadores como Wanda e Qatar Airways foram negociados por sua administração.

Apesar dos êxitos comerciais, os 40 anos de Blatter como dirigente da Fifa também serão lembrados pelos escândalos. O suíço não está diretamente envolvido nas duas acusações do Departamento de Justiça dos EUA de 2015. Nesses documentos, são mencionados um pagamento de US$ 10 milhões realizado através de contas da Fifa em 2008 para autoridades do futebol norte-americano como subornos relacionados com a candidatura da África do Sul para sediar a Copa do Mundo de 2010.

"Eu não estava envolvido nisso", disse Blatter, indicando que ele e seus advogados não tiveram contato com autoridades norte-americanas "desde outubro ou novembro". "Meu advogado disse que eles têm que parar de me bater como um saco entre os interesses dos EUA e os interesses da Suíça e os interesses da Fifa", disse o ex-dirigente de 81 anos. "Assim, o único caso que tenho pendente é o caso suíço".

As autoridades suíças abriram um processo criminal contra Blatter em setembro 2015 por suspeita de malversação, relacionada a um pagamento de US$ 2 milhões que autorizou em 2011 ao então presidente da Uefa Michel Platini. Após este pagamento, ambos foram suspensos do futebol por comportamento antiético. A Justiça suíça também está investigando a venda subvalorizada dos direitos televisivos da Copa do Mundo para o Caribe na época em que Jack Warner presidia a Concacaf.

Blatter indicou, porém, que a investigação não avançou. "Eu não escutei nada, meu advogado não escutou nada sobre isso", afirmou. Em vez disso, ele declarou que tem ajudado os investigadores suíços a "esclarecer alguns dos casos que estão abertos".

"Fui interrogado e serei interrogado no futuro", disse. "Eu não posso fornecer detalhes, mas eu sou apenas uma pessoa que lhes dá informações".

O Ministério Público suíço também fez denúncias contra Franz Beckenbauer e outras autoridades alemãs da candidatura para a Copa do Mundo de 2006, e contra ex-secretário-geral da Fifa sob Blatter, Jérôme Valcke.

Fifa anuncia banimento de Eduardo Li, ex-presidente da Federação da Costa Rica
Foto: Reprodução / Twitter
A Fifa comunicou nesta sexta-feira (21) que a Câmara de Resolução do Comitê de Ética da entidade decidiu banir do futebol o Eduardo Li, ex-presidente da Federação da Costa Rica e ex-membro do Comitê Executivo da Concacaf. Com a sanção, o dirigente não poderá exercer atividades relacionadas ao esporte.
 
Eduardo Li é investigado após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgar informações sobre casos de corrupção que serão julgados. O ex-mandatário teria recebido propina de empresas vinculadas ao esporte por concessões de direitos de marketing sobre partidas das Eliminatórias  da União Centro-Americana de Futebol (UNCAF).
 
Li foi considerado culpado por violar os artigos 13 (regras gerais de conduta), 15 (lealdade), 18 (obrigação de denunciar, cooperar e prestar contas), 19 (conflito de interesses) e 21 (suborno e corrupção) do código da Fifa.
Sexta, 21 de Abril de 2017 - 18:45

Nadal oscila, mas bate argentino e vai à semifinal em Montecarlo

por Estadão Conteúdo

Nadal oscila, mas bate argentino e vai à semifinal em Montecarlo
Foto: Reprodução / Twitter
Dono de nove títulos no Masters 1000 de Montecarlo, o tenista espanhol Rafael Nadal se manteve na briga pelo 10º troféu nesta sexta-feira ao vencer o argentino Diego Schwartzman e garantir seu lugar na semifinal. Sem dar chances para "zebra", o ex-número 1 do mundo oscilou, mas acabou fechando o jogo em sets diretos, com duplo 6/4.

Em busca de mais uma final no saibro de Mônaco, Nadal terá pela frente o belga David Goffin, que surpreendeu mais cedo. O atual número 13 do mundo eliminou o sérvio Novak Djokovic, vice-líder do ranking, por 2 sets a 1. Agora o tenista belga vai encarar o atual campeão de Montecarlo.

Para vencer mais uma no saibro que conhece muito bem, Nadal precisou superar, além do rival, as próprias oscilações. Ele começou a partida perdendo o saque para Schwartzman, que acabou cedendo o serviço logo na sequência. Numa alternância de quebras, o espanhol levou a melhor sobre o argentino em seguida e acabou perdendo o set.

Na segunda parcial, a disputa foi mais equilibrada. Nadal abriu 2/0, mas viu Schwartzman empatar em 2/2. O argentino, então, faturou nova quebra. E viu o favorito buscar nova igualdade no placar. Depois do 4/4 no marcador, Nadal foi para cima novamente e cravou a quebra decisiva para fechar o set e a partida, selando a vitória após 1h39min.

A outra semifinal de Montecarlo terá um confronto menos badalado, entre o espanhol Albert Ramos-Viñolas e o francês Lucas Pouille. Isso porque os favoritos deste lado da chave, o escocês Andy Murray e o suíço Stan Wawrinka, foram eliminados de forma precoce no lento saibro de Mônaco.

Sexta, 21 de Abril de 2017 - 18:30

Flu de Feira: polivalente, Jorge Wagner vai atuar como lateral contra o Bahia

por Ulisses Gama

Flu de Feira: polivalente, Jorge Wagner vai atuar como lateral contra o Bahia
Foto: Francisco Carlos / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com a missão de ganhar por quatro gols de diferença para ir às finais do Campeonato Baiano, o Fluminense de Feira vem modificado para enfrentar o Bahia neste sábado (22), às 16h, na Arena Fonte Nova. A principal delas passará pelo experiente Jorge Wagner.
 
Polivalente, o jogador será escalado para atuar na lateral esquerda do Touro do Sertão. Em contato com a reportagem do Bahia Notícias, o treinador Arnaldo Lira explicou a alteração.
 
"É só uma opção. Ele passou a vida toda jogando pelo lado esquerdo. Com a bola dominada e de frente para os zagueiros ele pode jogar com qualidade", indicou o comandante.
 
A provável escalação do Flu de Feira é a seguinte: Jair; Edson, Igor, Eduardo e Jorge Wagner; Alexandre, Rogério, Guto e Janeldo; Fernando Sobral e João Neto.
 
Na última quinta-feira (20), Arnaldo Lira revelou ao Bahia Notícias que esta será a última partida no comando da equipe do interior baiano (confira aqui).
Sexta, 21 de Abril de 2017 - 18:25

Com Dátolo, mas sem Farias, Vitória tem 20 relacionados para pegar o Conquista

por Ulisses Gama

Com Dátolo, mas sem Farias, Vitória tem 20 relacionados para pegar o Conquista
Farias sentiu um desconforto e está vetado | Foto: Maurícia da Matta / ECV
O Vitória divulgou nesta sexta-feira (21) a lista de 20 atletas relacionados para o jogo decisivo contra o Vitória da Conquista, no próximo domingo (23), pelas semifinais do Campeonato Baiano.
 
Para o confronto, o Leão terá o retorno do meia Dátolo, recuperado de uma lesão muscular na coxa. Outra novidade na lista rubro-negra é a presença do zagueiro Renê Santos.
 
Por outro lado, o técnico Argel Fucks não poderá utilizar o volante Willian Farias, que sentiu um desconforto muscular na partida contra o Paraná na última quarta-feira (19). O atleta fará exames neste sábado (22). Confira a lista:
 
Goleiros: Fernando Miguel e Caíque
Laterais: Geferson, Leandro Salino, Euller e Patric
Zagueiros: Alan Costa, Renê Santos, Fred e Kanu
Meio-campistas: Bruno Ramires, Uillian Correia, Dátolo, Cárdenas, Cleiton Xavier e Jhemerson
Atacantes: Rafaelson, André Lima, Pineda, Paulinho e David
'Temos que trabalhar', diz Luís Fernando sobre jogo decisivo na Copa do Brasil sub-20
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia foi derrotado pelo Santos por 2 a 1 na última quinta-feira (20), em Salvador, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil sub-20. Para conseguir um bom resultado no segundo jogo, a ser realizado na próxima quinta (27), o volante Luís Fernando pregou trabalho.
 
"Acho que a gente mandou no jogo. Fomos bem superiores, mas tivemos os nossos erros e temos que trabalhar para vencer o próximo jogo", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Na opinião do atleta do Esquadrãozinho, a marcação foi um dos pontos que levaram a equipe a ser derrotada.
 
"A marcação prejudicou um pouco, não fomos eficientes durante o jogo. Agora é trabalhar durante a semana", indicou.
 
Para avançar, o Bahia precisa vencer por dois gols de diferença. O placar de 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Placares de 3 a 2, 4 a 3 ou 5 a 4 classificam a equipe de Salvador.
Sexta, 21 de Abril de 2017 - 17:45

Na Toca do Leão, Vitória se reapresenta e treina de olho no xará de Conquista

por Ulisses Gama

Na Toca do Leão, Vitória se reapresenta e treina de olho no xará de Conquista
Atividade contou com presença de Dátolo | Foto: Mauricia da Matta / ECV
O Vitória realizou na tarde desta sexta-feira (21), na Toca do Leão o seu penúltimo treinamento antes do segundo jogo das semifinais do Campeonato Baiano contra o Vitória da Conquista, no próximo domingo (23), no Barradão.
 
Na atividade, os atletas que atuaram mais de 45 minutos diante do Paraná na última quarta-feira (19) se reservaram a um treino para regenerar a parte física. 
 
Os demais, por outro lado, realizaram um treinamento em campo reduzido junto com atletas da equipe sub-20. O treinamento comandado pelo técnico Argel Fucks contou com a presença do meia Dátolo, recuperado de uma lesão muscular na coxa.
 
O elenco rubro-negro finaliza a sua preparação para o duelo neste sábado (22).Como a primeira partida terminou empatada em 1 a 1, o Leão, que teve melhor campanha na primeira fase, necessita de um simples empate para decidir o estadual.
Sexta, 21 de Abril de 2017 - 17:30

Quintino Barbosa traça perfil do Jacobina que deseja para a Série D

por Glauber Guerra

Quintino Barbosa traça perfil do Jacobina que deseja para a Série D
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Novo técnico do Jacobina para a disputa da Série D, Quintino Barbosa já definiu o perfil do elenco que deseja. O treinador quer trabalhar com um plantel enxuto e jogadores experientes.

“Vamos trabalhar com um elenco enxuto e jogadores rodados e experientes. Ainda não podemos divulgar os nomes, pois os contratos não foram assinados. Mas o perfil da equipe será esse”, disse o treinador, em entrevista ao Bahia Notícias.

Essa é a primeira vez que Quintino Barbosa irá trabalhar no Jacobina. Ele comemorou o acerto e revelou ter um grande carinho pelo clube e pela cidade, que tem o mesmo nome da agremiação.

“Estou muito feliz em poder treinar o clube pela primeira vez. Morei em Jacobina por dez anos. No início do clube tive um envolvimento. Ajudei na documentação e depois o pessoal de lá tocou. Tenho um carinho grande e afeto pelo Jacobina. Será um prazer e vou me sentir em casa”, finalizou.

O Jacobina está no Grupo A9 da Série D, juntamente com o Sergipe, Murici-AL e América-RN. A estreia será contra os sergipanos, no dia 21 de maio, às 16h, no Estádio José Rocha.

Histórico de Conteúdo