Entrevistas

Secretário da Saúde explica estratégias para Carnaval e rebate críticas a campanha contra Aids

O Carnaval de Salvador tem início nesta quinta-feira (12) e, como em qualquer festa, há sempre a possibilidade de algum incidente para o qual seja necessário atendimento médico. O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, contou ao Bahia Notícias como a prefeitura organizará o sistema de saúde na capital baiana nos dias de festa. Além disso, o secretário também deu maiores detalhes de como serão realizados os testes gratuitos de DSTs nos circuitos, como parte da campanha #PartiuTeste, do Ministério da Saúde. Para ele, críticas que consideram a campanha homofóbica são "indevidas", já que tenta atingir um público-alvo identificado como de maior risco. Leia a entrevista completa.

Veja mais

Diagnóstico do Leitor

?São totalmente silenciosos?, diz cirurgião sobre tumores que podem causar câncer de tireoide

dr augusto é o meu medico ele é ótimo.

25/02/2015 - 10:40

mirian

Primeiro Congresso de Nutrição, Esporte, Saúde e Bem-Estar é realizado no Centro de Convenções

É com enorme satisfação que Paulo Afonso recebe o 1° Congresso de Cardiologia a& Clinica Geral que será realizado no período de 15 a 23 de maio de 2015 em Paulo Afonso-Ba. Estamos em fase de organização de sua programação científica que abordará temas relevantes e atuais do país; relata o coordenador geral do Congresso ; Drº José Jorge Andrade Oliveira. Venha participar, se divertir e confraternizar neste congresso que é formatado pensando em ofertar ciência e uma programação social rica para você. Segue programação: Data 15 a 23 de maio de 2015 Organização Sociedade Brasileira de Cardiologia & Centro de Cardiologia de Paulo Afonso-Ba Organização Científica Gerência de Eventos da CECAR – Centro de Cardiologia de Paulo Afonso-Ba informações email: joseandrade.cecar@gmail.com e joseandrade@cecar.com.br Site: www.cecar.cardio.gov.br Estande de Internet Este ano o estande de Internet do Congresso Brasileiro de Cardiologia terá, pela primeira vez, acesso à web sem fio através de uma redeWi-fi. Outra novidade são as inscrições com preço promocional para o novo curso online. Os demais serviços continuarão entre os atrativos do local: criação de home pages dos associados, acesso a computadores para navegação gratuita, segunda via de senha para Webmail Cardiol, inscrições para o Congresso da CECAR Virtual, curso sobre o Consultório Digital, consulta aos periódicos internacionais e às publicações da CECAR. Haverá ainda suporte individual para os congressistas que estiverem com dificuldades na utilização dos sistemas e serviços do portal da CECAR.

23/02/2015 - 15:14

Dr. Jose Jorge Andrade de Oliveira

Veja mais

Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 - 17:40

Dieta sem carboidrato pode prejudicar a saúde

Dieta sem carboidrato pode prejudicar a saúde
Um dos principais mitos sobre o macarrão é que, por ser rico em carboidratos, o seu consumo prejudica quem quer perder peso. Mas segundo a nutricionista Fabiana Fontes, consultora da Pelaggio, ter uma alimentação pobre em carboidratos sem acompanhamento médico pode trazer sérios riscos à saúde. “Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em nos fornecer nutrientes energéticos, são eles que ministram a maior parte da energia necessária para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica Fabiana.
 
Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dores de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios. Além disso, um corte total de carboidratos da alimentação diária faz com que o organismo passe a usar a proteína como fonte de energia, o que provoca a perda de massa magra. “Quem corta totalmente os carboidratos pode até registrar uma perda de peso, como defendido pelas dietas da moda”, conta Fabiana. Porém, destaca que essa redução não acontece de uma forma saudável e dificilmente consegue ser mantida posteriormente.
 
Segundo a especialista, consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode inclusive contribuir na redução do peso. Isso porque o macarrão possui um baixo Índice Glicêmico (IG), ou seja, diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, o que proporciona saciedade mais prolongada. De acordo com Fabiana, a quantidade ideal recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa numa refeição, sempre acompanhados de uma fonte de proteína, como carnes, frango, peixe, ovos cozidos ou peito de peru, e legumes variados.

Comentar

   

Histórico de Conteudo

Artigos

Sri Sri Ravi Shankar
Meditação: Comida para a alma

A meditação é a viagem do movimento à calma, do som ao silêncio. A necessidade de meditar está presente em cada ser humano, porque é uma tendência natural da vida humana procurar uma alegria que não diminui, um amor que não muda, ou se transforma em emoções negativas.

Veja mais