Segunda, 17 de Abril de 2017 - 14:00

A pancreatite crônica continua sendo uma doença grave com grandes desafios

por José Celso Ardengh

A pancreatite crônica continua sendo uma doença grave com grandes desafios
O pâncreas ao ser submetido constantemente a inflamação torna-se fibrótico, o que pode levar a uma variedade grande de complicações, devido à perda de função ou ao comprometimento da anatomia vascular e/ou luminar adjacente. Normalmente quando isso ocorre, o pâncreas é acometido por uma pancreatite crônica. Ela pode ser clinicamente dividida em: a) pancreatite obstrutiva calcificante, cuja principal etiologia é o alcoolismo; b) pancreatite obstrutiva que é mais rara por obstrução do ducto pancreático principal (tumor na cabeça do pâncreas) e c) pancreatite inflamatória crônica onde existem fatores que influenciam uma agressão crônica sobre a glândula pancreática (mucoviscidose). Existem várias complicações potenciais dessa doença que exigem vigilância ativa pelos médicos dedicados a esses pacientes, incluindo a diabetes, insuficiência pancreática exócrina, doença óssea metabólica e o câncer pancreático.

Leia mais

Quinta, 06 de Abril de 2017 - 18:30

O século 21 chega à saúde

por Eliane Kihara

O século 21 chega à saúde
Poucos setores da economia mundial estão sendo tão transformados pelo avanço da tecnologia como o de saúde. E não estamos falando apenas de equipamentos de ponta para diagnóstico de doenças, novos exames preventivos ou robôs capazes de conduzir uma cirurgia. A tecnologia está mudando, de forma radical, a relação entre profissionais e pacientes e tornando estes últimos cada vez mais capazes de monitorar as próprias condições de saúde e bem-estar. Nos próximos cinco anos, milhões de pessoas, em países como os Estados Unidos, terão acesso a consultas realizadas com a ajuda da internet e farão uso de aplicativos para celular que monitorarão suas respectivas condições físicas. É o que mostra o estudo Top Health Industry Issues, realizado pela PwC.

Leia mais

Automação no laboratório de microbiologia: controle de custos e melhoria de produtividade
Diante dos desafios do mercado e de um cenário econômico inseguro, as indústrias de alimentos estão continuamente empenhadas em encontrar caminhos para reduzir seus custos operacionais, melhorar a padronização e eficiência dos seus processos, aumentar a produtividade, liberar o seu produto rapidamente ao mercado, além de garantir que os mesmos sejam entregues com a qualidade desejada por seus consumidores finais.

Leia mais

Quarta, 15 de Fevereiro de 2017 - 14:20

A vez da Chikungunya

por Julinha Lazaretti

A vez da Chikungunya
De um lado a população, do outro, mosquitos transmissores de doenças que continuam tirando o sono! Diferente do que aconteceu em 2016, quando houve um surto de casos de Zika vírus, este ano a preocupação das autoridades de saúde é com a Chikungunya. As duas doenças, assim como a Dengue, são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Leia mais

Segunda, 30 de Janeiro de 2017 - 11:08

Verão: Região da cabeça e pescoço é a mais acometida pelo câncer de pele

por Marcus Borba

Verão: Região da cabeça e pescoço é a mais acometida pelo câncer de pele
Verão é tempo de aproveitar o calor e o Sol em atividades ao ar livre, na praia, nos parques, e também de usar roupas com mangas curtas, bermudas, saias. Sentimos o calor na pele, e o uso de protetor solar é um aliado de nossa saúde, principalmente para proteger de queimaduras como do câncer de pele. O que muita gente não sabe é que a região da cabeça e pescoço é a mais exposta aos raios solares e, justamente por isso, a parte do corpo mais acometida pelo câncer de pele.

Leia mais

Quarta, 04 de Janeiro de 2017 - 09:45

Medicina Fetal, mais uma porta para a vida

por Américo Tângari Júnior

Medicina Fetal, mais uma porta para a vida
O motorista começa a sentir um desconforto no meio do trânsito, de repente o coração acelera e, além da taquicardia, sobrevém o suor e o mal-estar – uma sensação incomum para quem nunca se queixou de nada no coração. Mas é preciso agir rápido, pedir ajuda a outros motoristas em volta, ligar para algum parente ou acionar um aplicativo de emergência pelo celular. Pode ser o início da manifestação de alguma doença cardíaca, da qual nunca suspeitou. Mas agora ela se revela e a situação pode se agravar caso não seja atendido no hospital mais próximo.

Leia mais

Terça, 27 de Dezembro de 2016 - 20:00

A demonização das relações de trabalho na área médica: CLT x PJ

por Carlos Emanuel Melo

A demonização das relações de trabalho na área médica: CLT x PJ
O mundo vive uma época de extremismos. As pessoas estão se dividindo entre pólos antagônicos, mas a crise clama: é tempo de repensar muitos paradigmas. Nesse cenário, diante do desafio de levar saúde a todos os brasileiros, o SUS não pode mais procrastinar: como se dará a relação de trabalho com os médicos? A resposta não é tão simples. A amplitude e complexidade desta atividade requer um entendimento profundo e desprovido de convicções ideológicas. Trata-se muito mais de aspectos técnicos, mas certamente não haverá apenas uma forma correta.

Leia mais

Terça, 20 de Dezembro de 2016 - 13:57

Tecnologia de suporte a decisão clínica contribuindo para salvar vidas

por Peter Bonis

Tecnologia de suporte a decisão clínica contribuindo para salvar vidas
Se você perguntar para um médico qual seria hoje o seu principal desafio, certamente ele teria uma resposta pronta: fazer mais, em menos tempo, consumindo menos recursos e garantindo a eficácia e a qualidade do atendimento ao paciente, tudo isso sob constante pressão. Neste contexto, o que pode realmente ajudar os profissionais de saúde a serem mais eficientes em sua missão de salvar vidas? A tecnologia tem sido uma forte aliada, contribuindo de diferentes formas. Tanto é assim que a área de saúde é hoje uma das principais apostas da indústria de tecnologia, em nível mundial. Seja pelos benefícios que pode trazer aos pacientes ou pelos impactos no dia a dia dos médicos.

Leia mais

Terça, 13 de Dezembro de 2016 - 10:14

Comunicação da qualidade dos alimentos

por José Otavio Menten

Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos não tem mais raízes rurais. Tem muita dificuldade para entender como os alimentos são produzidos e chegam até os supermercados, feiras, restaurantes etc. Dai a necessidade das informações serem elaboradas e divulgadas de forma clara, objetiva e sempre com base técnico-científica. Se não, ao invés de ajudar, atrapalha! Um dos exemplos clássicos era a maneira que o monitoramento de resíduos de produtos fitossanitários em alimentos era entregue a população. Eram apresentados dados muito técnicos que pouco esclareciam a população.

Leia mais

Terça, 06 de Dezembro de 2016 - 10:05

A melhor medida contra o câncer

por Tereza Veloso

A melhor medida contra o câncer
Somente em 2016, mais de 61 mil brasileiros serão impactados pelo câncer de próstata e quase 58 mil brasileiras terão o de mama, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em ambos os casos, a detecção precoce pode ser fundamental para a cura. A prevenção continua sendo a melhor arma para combater diversos tipos de câncer.

Leia mais

Histórico de Conteúdo